Meio Ambiente

meio-ambiente-como-preservarA proteção ao meio ambiente é o que equilibra a sustentabilidade dos negócios nos dias atuais. Nesse sentido, a Libra vem desenvolvendo um trabalho ambiental que visa à melhoria continua dos processos voltados a preservação de todas as espécies que dependem dos cuidados com a natureza e seus habitantes. As atividades de caráter ambiental são desenvolvidas de forma planejadas e de acordo com o que determina a legislação vigente e implementada conforme as políticas internas da empresa. Com ações que visam à conscientização de seus colaboradores, a Libra realiza a coleta seletiva dos resíduos produzidos em seu processo produtivo e afins, e destina a empresas devidamente habilitadas. A libra vem se programando para atender as determinais legais quanto a eliminação da queima de cana-de-açúcar para corte manual antes do prazo estabelecido pela legislação estadual.

Mata ciliar – Preservação

Sabendo que as Áreas de Preservação Permanente (APP) cobertas ou não por vegetação nativa são áreas protegidas, e que tem a função ambiental de preservar os recursos hídricos; a paisagem, o fluxo gênico de fauna e flora; a estabilidade geológica, a biodiversidade; proteger o solo, assegurar que a espécie humana possa se valer de tais recursos para sua própria sobrevivência de forma segura e consciente. Os cuidados da empresa com a preservação dos rios, córregos, matas ciliares e as florestas nativas são necessários para a sobrevivência e preservação das varias espécies existentes nesses locais, anualmente varias arvores são plantadas no sentido de garantir e preservar as vidas de todos que dela depende, inclusive os seres humanos.


Queima da Cana-de-açúcar

cana

Com o plano de queima controlada, a Libra procura realizar as queimas sempre em que a temperatura seja a mais baixa possível, geralmente isso ocorre nas primeiras horas do dia. O procedimento só é realizado após a formalização do processo de liberação da queima junto aos Órgãos competentes.


Recursos hídricos

recursos_hidrocos

Conservar as características físicas e químicas das águas garante a sobrevivência dos que dela precisam; para isso, são tomados todos os cuidados necessários no sentido de preservar e garante a sustentabilidade dos recursos hídricos. Nesse sentido, a Libra realiza periodicamente analises químicas das águas das lagoas, córregos e rios. Alem disso, na utilização de produtos químicos e defensivos agrícolas as dosagens são devidamente dimensionadas pelo corpo técnico da empresa e as embalagens são encaminhadas para empresas credencias para dar a destinação ecologicamente correta. A empresa tem consciência que contribui para que a disponibilidade das reservas hídricas, tanto superficiais quanto subterrâneas, estará preservando um patrimônio inestimável e indispensável a todas as espécies e ao ser humano.


Subprodutos – Destinação e Reaproveitamento

subprodutos

A Libra que atua no ramo sucroenergético dispõe dos mais diversos os subprodutos resultantes de suas atividades na produção de etanol. Dessa forma, é necessário destinar adequadamente estes subprodutos, para isso, utiliza-se de vários meios para fazer o reaproveitamento com responsabilidade e eficiência. A Libra implantou o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para gerenciar de forma segura e legal os resíduos e subprodutos e dar o destino correto a cada um deles. A vinhaça, resultante da destilação do álcool e a água de lavagem de cana são utilizados na fertirrigação da lavoura de cana-de-açúcar, fazendo a função de adubação orgânica do canavial;

A torta de filtro, resultado da filtragem do caldo da cana, e a cinza das caldeiras, proveniente da queima do bagaço, são utilizadas na lavoura como fertilizantes orgânicos;

O bagaço, obtido após a moagem da cana-de-açúcar, é utilizado para cogeração de energia elétrica para consumo próprio.