NOTÍCIAS

INVESTIMENTOS DE IMPACTO

Investimentos de impacto são investimentos em empresas, organizações ou fundos de investimento com a intenção de gerar impactos socioambientais, em paralelo ao retorno financeiro. É prover capital para soluções direcionadas ao desenvolvimento sustentável.

Com uma intenção de investir 19% mais em 2014 que em 2013 (fonte: The Impact Investor Survey 2014, GIIN – The Global Impact Investing Network), investidores de impacto possuem um papel relevante ao prover capital para soluções direcionadas ao desenvolvimento sustentável. Embora os maiores investidores de impacto estejam na América do Norte e Europa, 70% do capital é alocado em países em desenvolvimento. Por outro lado, oportunidades bem estruturadas de investimentos de impacto são raras e tem chamado a atenção do setor financeiro por seu reduzido risco socioambiental e benefícios reputacionais.

Segundo o GIIN – The Global Impact Investing Network, investimentos de impacto tem 4 características:

Intenção: Investidores têm a intenção e foco definido no impacto socioambiental almejado.
Reembolso: investimentos esperados devem retornar, no mínimo, o capital investido.
Expectativas de retorno sobre capital: investimentos geram retornos que variam de “Abaixo do Mercado” a “Custo de Mercado com risco ajustado”.
Impactos mensuráveis: impactos socioambientais são medidos e reportados, dando transparência aos sócios do investimento.
O EKOS BRASIL apoia organizações na estruturação e operação de investimentos sustentáveis através de produtos financeiros de alto impacto socioambiental.